14 de novembro de 2007

Strong Password Generator - Criar palavras-passe seguras

Muitas pessoas nos últimos tempos me têm dito " Ah e tal e roubaram-me a password e na sei que e como é que descobriram..." etc..

Bem, um dos maiores problemas das passwords é a sua complexidade, muitas vezes por exemplo se a pessoa se chama Joaquina e nasceu no ano 80, mete a passwords joaquina80, o que certamente não é preciso ser um grande perito para descobrir...

Outro problema que quero chamar a atenção é as respostas das perguntas que dão para recuperar as passwords, geralmente são "Qual é o seu clube favorito ", "Qual o nome do seu animal de estimação ", ora então, uma pessoa que conheça a outra minimamente sabe sempre estas respostas, o que depois lhes permite "roubar" s password.

A Minha sugestão:

1. No Hi5, email e coisas que sejam para comunicar com outras pessoas utilizem uma password segura;

2. Quando forem respostas para as perguntas de recuperação da password, metam uma coisa que se lembrem mas que não tenha nada a ver com a pergunta que é muito mais seguro...

3. Sites para download de legendas, fóruns etc.. utilizem passwords básicas pois se alguém as roubar que façam bom proveito ( grande não vão fazer com certeza... )

Para criarem uma password segura utilizem o link em baixo.

Strong Password Generator

2 comentários:

Anónimo disse...

Tambem vale a pena dizer para terem cuidado em computadores públicos. Por exemplo, o Messenger (o velho) tem uma grande mania de gravar passwords, assim como o botão do Mantém-me ligado do hi5 está sempre ligado. Os mais desatentos não reparam nisso e depois admiram-se por terem uma foto no perfil de um trol!
Tambem não convem pôr numeros de 1 a 6 ou de 1 a 9 ou o numero do telemovel porque isso e' básico...
Geralmente uso passwords diferentes para cada site (isto à que ter boa memória), mas sempre muito parecidas. Tambem uso simbolos e sinais de pontuação.

Um exemplo: -19peesssooa81-

linaba disse...

Outra coisa que não convém, é quando vamos a um computador público e deixamos as contas abertas...graças a isso ja apagaram uma conta do hotmail de um colega meu.