6 de janeiro de 2008

Comparar máquinas fotográficas lado-a-lado

Aqui fica um desabafo: NÃO SE VE A QUALIDADE DE UMA MÁQUINA PELO NÚMERO DE MEGAPIXELS!

Para que fique claro de uma vez por todas, a quantidade de Megapixels necessários para uma foto normal como as dos albúns de fotografia, é aproximadamente de 2 megapixels!!!

Ou seja, uma máquina com 10 MegaPixels servia, únicamente, para quem quisesse imprimir uma fotografia do tamanho do Cristo Rei.

Então o que realmente interessa? O sensor!! Existêm três actualmente: o CCD, o CMOS e o mais recente Feveon. Qualquer um tem as suas vantagens e desvantagens, por isso, e independentemente de qual escolherem: quanto maior for o sensor, com mais qualidade fica a fotografia!!!

Escrevi em linguagem muito simples, não é tão linear assim, mas é quase!!

Se tiverem indecisos no que comprar, então aqui fica um site para colocarem lado-a-lado duas ou mais máquinas.

Comparar máquinas lado-a-lado

6 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão Guilherme, e deixo aqui um sitio muito bom em espanhol, que poderá elucidar melhor algumas pessoas.
http://www.quesabesde.com/

JAM disse...

EU sei que é lixado a malta 'tar sempre com a estúpida comparação de MPixeis...parece os putos-"ah e tal, a minha é maior que a tua".

mas a verdade é que um numero elevado de mP é bom para algumas coisas...a edição de imagens é sempre muito melhor se for trabalhada em tamanhos muito grandes.....
mas pronto, já diz o povo, o tamanho não interessa....o que interessa é o que se faz com ele!

Unknow disse...

Boas ;) Sim J.A.M, no teu caso os megapixels até interessam, pois quanto maior resolução e pixels melhor, mas refiro-me, claro está, aos utilizadores comuns, não a prós como tu ;)

António Ferreira disse...

Gostei muito deste post, pois com uma linguagem simples esclarece algumas dúvidas para utilizadores não muito conhecedores, como é o meu caso.
Aproveito o mesmo para pedir uma sugestão de compra de máquina fotografica, relação preço qualidade boa, para um orçamento de 600,00 euros máximo e já agora onde comprar.
Obg e continuação de um bom "trabalho"

Unknow disse...

Olá António. Bem, hoje em dia cada vez é mais complicado e mais simples de escolher uma máquina. Passo a explicar: a primeira coisa é perceber para que quer a máquina. Se quer uma compacta ou uma reflex. No caso de ser uma reflex se quer que ela filme ou não.

Caso seja compacta, por esse preço poderá dar uma olhadela à Canon G11. Embora compacta, arriscava a dizer que fica à frente de várias reflex.

Em relação às reflex (caso seja com vídeo), talvez uma Nikon 3100 ou (salvo erro) uma EOS 600D (não me recordo se é esta, mas basta pequisar um pouco e chegará ás maquinas Canon que filmam facilmente, na FNAC por exemplo).

Espero ter ajudado.

Obrigado e cumprimentos

António Ferreira disse...

Realmente para mim pelo menos é mais complicado. Existe muita escolha e muitos pormenores que para um amador, como é o meu caso, passam despercebidos.
Já andei a ver a Nikon D3100, a D5100 e também a D90.
Vou fazer mais alguma pesquisa e logo decido.
Obg pela ajuda