2 de janeiro de 2008

Google Reader - Tutorial Parte I

Farto-me de chatear as pessoas para que utilizem o Google Reader: quando digo chatear, chateio mesmo mesmo mesmo, porque é uma coisa tão util e lógica de utilizar que me faz confusão as pessoas não utilizarem.

Para que serve o Google Reader?
O Google Reader é um leitor de RSS Feeds ( aquele simbolo cor-de-laranja com uns risquinhos que é normal aparecer em blogs e sites).
Ok não se assustem, eu não vou explicar o que são RSS Feeds, mas sim a sua utilidade.




Qual a Grande Utilidade do Google Reader?
Vou dar o meu exemplo: todos os dias eu visitava á volta de 5 sites, depois aumentou para 10 e assim sucessivamente. Agora, e á medida que vou navegando na internet, cada vez são mais os sites que me interessam e torna-se impossível ir escrevendo o link um a um ou ir aos favoritos clicar um a um .





Google Reader a Solução
Então vamos simular que vocês todos os dias vêm a este blog, ao meu blog de fotografias e querem também ler umas noticias.

1. Vamos entrar e registar-nos em http://www.reader.google.com



2. Agora vamos abrir o blog http://ideiasmaradas.blogspot.com .

3. Quer sejam utilizadores do Firefox ou do Internet Explorer, podem encontrar o tal símbolo cor-de-laranja no browser, que nos vai permitir adicionar este blog ao Google Reader como podemos ver na imagem. Então vamos seleccionar a opção ATOM


4. Fomos ter a uma página um pouco estranha, esta página é o tal RSS Feed. Agora basta copiar o link da página onde fomos ter, e voltar ao Google Reader.



5. Clicamos agora em Add Subcription e colamos o link e depois clicamos em Add




Pronto acabamos de adicionar o primeiro blog ao Google Reader.
Sigam agora os mesmos passos para o http://galeriasmaradas.blogspot.com e para o http://news.google.pt .

Um dia destes vem aí a segunda parte do tutorial ;)

3 comentários:

Luís disse...

Nem consigo navegar na net de outra forma! com o volume de informação que preciso de ver todos os dias, o Reader permite-me estar a par das novidades, em tempo real, sem precisar de ir aos sites ver se há novidades - elas vem ter comigo. Os feeds RSS foram a melhor invenção da net nos últimos anos.

Para além desta vantagem, pode-se enviar logo determinado post a um amigo (usando a lista de endereços do gmail), marcá-lo para ver mais tarde, ou partilhá-lo com quem também usa o Reader.

Quem não experimentou, não sabe o que está a perder.

Anónimo disse...

brigada, é já a seguir....

um bom ano para todos

beijos

Karla Brasil disse...

Tanto usei seu Tutotial como recomendei no meu blog, dei uma copiadinha tmb, mas o fato que seu objetivo foi alcançado com mérito e honras dá para desenrolar legar o Readers!