27 de fevereiro de 2008

Como organizar documentos - Parte I


Hoje em dia, quem guarda os documentos em pen drives, arrisca-se a perder tanto a pen drive como toda a informação nela contida. Vou descrever a forma como eu me organizo para que tal não aconteça.



Trabalho, onde andas?
Muitas vezes faço trabalhos no meu portátil, em portáteis de amigos e outros computadores de secretária. Como devem imaginar, e ao fazer mais que um trabalho ao mesmo tempo, já não sei ás quantas ando. Claro que podia utilizar uma pen drive para os salvar, mas admito que sou um pouco despistado e muitas vezes nem sei onde a guardo.



Google Documents a Solução

Existem inúmeros serviços online que nos permitem escrever, organizar e partilhar todos os documentos . No meu caso, utilizo o Google Documents. Nele podemos criar e organizar documentos no formato Word, Excel e PowerPoint de nossa autoria e outros que podemos importar.

Documentos estilo Word
- Quando quero fazer um trabalho em word utilizo esta plataforma onde posso escrever todo o trabalho online, tal como se estivesse a trabalhar com o Microsoft Word. As vantagens são:

  1. Principais funcionalidades do Word presentes, incluindo o corrector ortográfico
  2. Opção de salvar para formato Word, Power Point, PDF entre outros
  3. O ficheiro é guardado automáticamente na pasta que eu desejar online
  4. Podemos partilhar os documentos com outras pessoas inserido o email e autorizar a colaboração ou unicamente a visualização do documento.

Documentos estilo Excel - Para fazer trabalhos em excel crio um documento spreadsheet no google documents. Podem fazer praticamente tudo o que se faz no excel, com a vantagem de poderem exportar em mais formatos. Existem também outras funcionalidades que utilizam a Internet que não vou explicar, pois podem ser um pouco confusas mas acreditem que é uma ferramenta muito poderosa. As funcionalidades do ponto 3 e 4 anteriores também são aplicáveis aqui.


Documentos estilo Power Point - Talvez esta seja a ferramenta mais fraca mas não menos útil. Quando quero criar um documento estilo Power Point crio um documento presentation. A única falha (ainda, pois os serviços estão em constante evolução) é a falta de animações (a mim não me faz diferença pois eu não as utilizo...). De resto as vantagens são iguais ás dos outros dois serviços.


Conclusão
Penso que são mais as vantagens que as desvantagens. Hoje em dia em qualquer lugar temos acesso á Internet, e nada melhor que organizar tudo num único sitio sem complicações de backup para cds ou dvds. Na minha opinião o interface poderia estar mais agradável, mas como já estamos habituados, mais cedo ou mais tarde o google vai-nos surpreender.

Google Documents

Sem comentários: