12 de fevereiro de 2008

WhyReboot? - Porque fazer reboot?

Muitas vezes ao instalar/desinstalar software, deparamo-nos com a famosa janela "O Windows necessita de reiniciar o seu computador para finalizar a instalação/desinstalação do programa".


Porquê ?
Ao instalar software é necessário reiniciar, para que todos os processos do software possam correr desde o inicio do Windows para que o programa funcione correctamente e fique estável.

Ao desinstalar software é necessário reiniciar, para que processos do software que estão a correr em segundo plano possam ser terminados e ficheiros eliminados, o que não se pode fazer se o Windows estiver a correr.

Será necessário?
Para ajudar a decidir ou não se devemos reiniciar o computador, deixo aqui esta aplicação de nome WhyReboot?, que nos permite ver a lista dos operações pendentes (rename,delete, etc.) que vão ocorrer após o reboot do sistema.




Conclusão

Este programa é claramente para pessoas com um nível médio/avançado em informática, por isso, para as outras pessoas a minha opinião é, se instalarem software e actualizações do Windows, devem fazer o reiniciar do sistema. No caso de desinstalar, se não querem instalar nada depois, penso que poderão reiniciar mais tarde

Sem comentários: